sábado, 11 de julho de 2009

LIVRO: Alegria e Triunfo



PARA QUEM ESTÁ disposto a encarar a vida de uma forma diferente de como viveu até agora, o livro "Alegria e Triunfo" de Lourenço Prado pode ser de grande ajuda.


Apesar de fundamentar sua filosofia no texto da Bíblia católica, principalmente no Novo Testamento, esse livrinho não tem nada a ver com religião alguma. Pelo contrário, faz com que se veja os problemas cotidianos como reflexos do que fazemos, falamos e pensamos, mostrando que é nossa a responsabilidade do que ocorre em nossas vidas.


E a maior parte das pessoas não gosta de ouvir isso, porque acham que sofrem injustamente, porque estão sendo punidos por Deus, etc. Quando alguém as faz ver a realidade, normalmente elas a recusam e ainda se aborrecem, porque é mais fácil culpar a tudo e a todos pelos nossos desequilíbrios e insucessos. Muitos querem salvação, muito poucos querem solução. É mais cômodo tentar encontrar um pacote pronto (salvação) do que parar pra analisar a situação e encontrar o caminho de saída.


Criando À Semelhança De Deus


Quando ouvimos falar por aí que os homens foram feitos à imagem e semelhança de Deus, imediatamente adotamos a ótica antropocêntrica (egocêntrica) e imaginamos Deus como um velhinho sentado em seu grande trono lá no céu, mandando e desmandando em nossas vidas, recompensando ou punindo os bons, os maus, os justos e os injustos.


Porém, o autor de "Alegria e Triunfo" nos afirma que o que nos faz semelhantes a Deus é o nosso poder criador, que pode ser manifestado através de nossos pensamentos e palavras. Nós literalmente criamos as condições sob as quais vivemos, ainda que não tenhamos consciência disso e ainda que uma parte dessas condições tenham sido criadas em outras vidas: o fato de não lembrarmos do que fizemos em outras vidas não nos livra das conseqüências que advirão.


A Vida E Suas Regras


O livro é recheado de exemplos práticos de pessoas que conseguiram mudar suas vidas ao mudarem suas formas de agir e pensar. Lourenço Prado afirma que somos nós mesmos os criadores do mundo que nos rodeia, através de nossos pensamentos e sentimentos; mas também afirma que a vida tem suas regras e leis, que quando são cumpridas nos ajudam a alcançar nossos objetivos.



Texto de Edison Rabello Jr.

Fonte: (canto do dudu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário