terça-feira, 18 de novembro de 2008

LIVRO: O MENINO NARIGUDO (de Walcyr Carrasco)



RESUMO: Cirano é assim chamado por causa do avô narigudo, que já havia interpretado a peça de Edmond Rostand, Cyrano De Bergerac. O menino é narigudíssimo e sofre por isso. Conhece Roxane, uma menina linda. Mas não acredita que ela possa gostar dele, porque acha que é feio. O rapaz descobre que pode ser amado pelo que é, e que o nariz não importa tanto assim.






AUTOR & OBRA

Hoje em dia vivemos em um mundo onde a beleza física é incensada. Revistas, redes de televisão, propagandas, tudo, enfim, exalta a beleza. Não vejo mal nenhum em ser bonito, ou apreciar pessoas belas. Mas o que me dói é o que isso se torna, a cada dia, um valor forte demais para apreciar uma pessoa. Frequentemente eu me assunto: porque avaliar uma pessoa, bonita ou feia, apenas por suas características físicas é, em ultima análise, olhar o ser humano como se olha um bicho de estimação. As pessoas tem muito mais a oferecer, e o grande tesouro está dentro delas.

Cada pessoa é um tesouro inestimável a ser descoberto. Apesar de já ter vivido um bom tempo, eu ainda me surpreendo com a capacidade que as pessoas têm de criar, renovar e sentir.

Foi por isso que escrevi este livro. Inspirado na história de Cyrano de Bergarac, quis, além de homenagear essa obra máxima do teatro universal, falar também daquilo que penso; a necessidade de buscar outros valores. Não só nos outros, mas também dentro de nós mesmos. O que é um nariz diante de toda a imensidão de pensamentos, sensações e conhecimentos que podemos desfrutar quando conhecemos a nós mesmos e quando nos interessamos de verdade por nossos amigos? Também quis falar da beleza de uma forma que, atualmente, nem sempre tem merecido atenção: a poesia. Uma boa poesia nos ensina, nos ajuda a refletir, a descobrir novos sentimentos. Quando temos afinidade com um poeta, é como se encontrássemos um amigo - seus versos nos dizem coisas importantes. A poesia é bonita por sí só. Ao ouvir o ritmo dos versos, as rimas, podemos ter tanto prazer quanto ao ouvir uma musica. Mas, como tantas coisas que valem a pena, é preciso aprender a descobrir essa beleza.

Um pouco de tudo isso é O menino narigudo. Um pouco dos poetas da lingua portuguesa, um pouco do susto de ter um nariz tão grande e um pouco da descoberta, que todos nós podemos fazer um dia, de que o mais importante é a beleza que está dentro de cada um. (Walcyr Carrasco)

4 comentários:

  1. eu presciso do resumo do menino narigudo para a escola nao encontro em nenhum site!!!!!!! :@

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbeim naaum encontroo em lugar nenhumm,i o meeu ee de 6 folhas ... mais eu naum acho em lugaar alguum'

      Excluir
  2. preciso de um simbolo esse livro!!

    ResponderExcluir