quarta-feira, 4 de julho de 2012

Discussões em Família (I)

CACHORRA LOUCA.

AUSÊNCIA DE PALAVRAS, DESORIENTADO, AGRESSIVIDADE, ATO IMPULSIVO. Um ato impulsivo que pode ser considerado solto, pois não está amarrado, digamos às palavras, ou ainda, a uma estrutura. O ato vem e as palavras saem, e quando se percebe... já foi dito!

SÓ DEPOIS: De alguma forma, “eu sabia” que aquela palavra produziria algum efeito. Era uma palavra usada na infância, onde, quem a recebeu em forma de agressão ligou-a com “mulher que se deita com muitos homens”. CACHORRA LOUCA, PERDIDA, FILHA DA PUTA todos os significantes tendem a remeter a mulheres de muitos homens, que exploraram de certa forma seu corpo, sua sexualidade, ou até mesmo, prostitutas. “Minha mãe não é puta ela só teve um homem a vida inteira e eu também, se deus quiser, pretendo ter só um.” – ela disse. É estranho, é como se não pudesse ser Mulher. Eu sinto que é isso – disse ele. É a única palavra que fura, atravessa.

NÃO QUERO ELE AQUI

Meu filho é estudioso. Cumpre os horários. Passou direto na faculdade (parabéns). Eu confio nele quando ele sai, sinto-me segura – ela disse. Em contraponto: Minha filha é mentirosa, não cumpre os horários, não estuda, não faz nada, precisa ajudar nas tarefas domésticas, ta querendo ficar perdida? (pergunta constantemente a filha), etc.

É como se a filha não pudesse ser mulher (penso eu).

Dois filhos, onde ambos foram olhados e se constituíram em posições subjetivas diferentes. E de repende acontece tal situação, onde a filha não queria que o irmão dormisse na sala de estar próximo dela. Provocações ocorrem, o irmão sentiu-se incomodado, mas não “cai na provocação”, até cochila, e a confusão surge, então este verbaliza para sua mãe num ato impulsivo e agressivo: “FILHA DA PUTA, CACHORRA LOUCA... DESGRAÇADA!” e vai para seu quarto.

E o mais interessante é que tudo cai emcima do filho e nem ao menos foi perguntado à irmã “qual o motivo de não querer seu irmão em tal ambiente?”.

Porque na bíblia a mãe era a santa e a mulher a prostituta, a que foi apedrejada – disse ele. E ahãm isso mesmo! – confirmou ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário